top of page
Foto do escritorVE Consultoria

Mudança da Lei Italiana de Cidadania

Atualizado: 14 de nov.



A cidadania italiana tem sido objeto de grande interesse para muitas pessoas ao redor do mundo e a possibilidade de obter a cidadania italiana por meio de ascendência familiar tem sido uma porta de entrada para inúmeras oportunidades, no entanto, recentemente entrou em pauta no Congresso Italiano uma mudança na lei da cidadania italiana que pode limitar o direito ao neto de italiano.

A cidadania italiana é atribuída principalmente por meio do princípio do "ius sanguinis", ou seja, o direito de sangue. Isso significa que descendentes diretos de italianos podem ter direito à cidadania, mesmo que tenham nascido fora da Itália e a lei atualmente em vigor permite que bisnetos, trinetos para além dos netos de italianos solicitem a cidadania, bastando que sejam capazes de comprovar sua linhagem.


A eminente mudança na lei da cidadania italiana está sendo cogitada com o objetivo de limitar o direito ao neto de italiano. Isso significa que, se implementada, apenas filhos de italianos teriam o direito automático à cidadania, enquanto os netos teriam que seguir procedimentos mais rigorosos para obtê-la.

 

Essa possível mudança na lei teria implicações significativas para aqueles que estão planejando obter a cidadania italiana uma vez que os netos de italianos teriam que enfrentar um processo mais complexo e burocrático para obter sua cidadania, o que poderia levar a longos atrasos e incertezas, porquanto os bisnetos e trisnetos por exemplo, podem acabar por perder o direito que hoje lhes é garantido o que pode implicar em muitas famílias se frustrarem nos planos de transmitir a cidadania aos seus descendentes.


As razões por trás dessa mudança na lei não são totalmente claras, alguns argumentam que isso poderia ser uma tentativa de controlar o número crescente de solicitações de cidadania italiana, visto que o interesse por essa oportunidade tem aumentado nos últimos anos, principalmente no Brasil e na Argentina, outros afirmam que isso poderia ser uma medida para preservar a identidade cultural e os valores italianos, limitando a cidadania apenas aos filhos diretos de italianos, outros ainda apontam para o fato de que muitos que obtém a cidadania acabam por nunca residirem no país.


É importante destacar que, até o momento, essa mudança na lei da cidadania italiana é objeto de discussão no Congresso e já teve aprovação preliminar, com isso, ainda que se torne realidade, é provável que haja uma série de consequências e reações já que muitos grupos e associações de descendentes de italianos em todo o mundo estão se mobilizando para expressar sua oposição a essa mudança, destacando a importância da herança cultural e o vínculo emocional que têm com a Itália.


A possível mudança na lei da cidadania italiana que limitaria o direito ao neto de italiano é um assunto que tem despertado grande preocupação e debate.


Embora as motivações por trás dessa mudança não sejam totalmente claras, é importante reconhecer o impacto que ela teria sobre aqueles que aspiram a obter a cidadania italiana por meio de sua ascendência familiar e por isso, todo descendente de italiano que pretende obter a dupla cidadania, deve ficar atento e se possível, acelerar seu processo de modo a não perder o direito!


Estamos aqui para ajudar você , entre no nosso site, www.veconsultoria.com, e encontre todas as informações necessárias para iniciar o processo de obtenção da cidadania italiana.


Nossa equipe de especialistas que está pronta para orientar e auxiliar você em cada etapa desse caminho, oferecendo suporte personalizado e conhecimento especializado.




113 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page